Páginas


quinta-feira, 1 de abril de 2010

A DICÇÃO E VOZ.


Dois elementos que devem estar bastantes treinados e educados são a dicção e a voz. Segundo o dicionário Michaelis,dicção seria: "maneira de dizer considerada quanto à conveniência dos termos, quanto à sua disposição gramatical e quanto à pronúncia".

Pois bem, vejam que em se tratando de declamação de poesias, a dicção e a voz devem andar juntas. As palavras devem ser corretamente e bem pronunciadas e entonadas, com o intuito do ouvinte entender perfeitamente cada uma delas.

Existem técnicas de dicção que possibilitam a boa pronúncia, aprendi que as palavras  terminadas com ar, er, ir, as es, is, as  e as que contém  sa, se, si, so, su devem ser bem ditas e abertas, pois facilitam sua compreensão.

Nós declamadores devemos dar vida as palavras, por isso é importante identificarmos no texto de cada poesia a ser declamada, qual a melhor maneira do tom da voz.

Particularmente, procuro associar a dicção, o tom da voz e os gestos a cada frase a ser declamada. As frases que envolvem interrogação devem ser ditas de maneira diferente das que trazem uma exortação. Assim como as que trazem alegria, devem estar acompanhadas de um sorriso.

Boa Páscoa a todos os leitores e que Deus nos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br