Páginas

quinta-feira, 1 de abril de 2010

A DICÇÃO E VOZ.


Dois elementos que devem estar bastantes treinados e educados são a dicção e a voz. Segundo o dicionário Michaelis,dicção seria: "maneira de dizer considerada quanto à conveniência dos termos, quanto à sua disposição gramatical e quanto à pronúncia".

Pois bem, vejam que em se tratando de declamação de poesias, a dicção e a voz devem andar juntas. As palavras devem ser corretamente e bem pronunciadas e entonadas, com o intuito do ouvinte entender perfeitamente cada uma delas.

Existem técnicas de dicção que possibilitam a boa pronúncia, aprendi que as palavras  terminadas com ar, er, ir, as es, is, as  e as que contém  sa, se, si, so, su devem ser bem ditas e abertas, pois facilitam sua compreensão.

Nós declamadores devemos dar vida as palavras, por isso é importante identificarmos no texto de cada poesia a ser declamada, qual a melhor maneira do tom da voz.

Particularmente, procuro associar a dicção, o tom da voz e os gestos a cada frase a ser declamada. As frases que envolvem interrogação devem ser ditas de maneira diferente das que trazem uma exortação. Assim como as que trazem alegria, devem estar acompanhadas de um sorriso.

Boa Páscoa a todos os leitores e que Deus nos abençoe.

Um comentário:

  1. Olá graça e paz!

    Fico feliz em ver mais um blog cristão, espalhando a palavra
    de Deus, estou passando para te visitar, e dizer que seu blog
    está sendo uma bênção em nossa blogosfera cristã, já estou te
    seguindo.

    Faça-me uma visitinha e aproveite para participar do
    Sorteio do livro: TEMPERAMENTOS TRANSFORMADOS POR TIM LAHAYE

    Crislaine

    Abraços

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br